Adeus, André Matos

Adeus, André Matos

2019, Jun 08    

Hoje, 08/06/2019, um dos meus maiores ídolos na cena do metal mundial se foi … que choque! Há 6 dias eu estava diante dele e sua banda, Shaman, em um dos shows mais memoráveis da minha vida.

É difícil explicar o sentimento de quando um ídolo teu se vai, alguém que mesmo não sendo uma pessoa próxima tocou e tocará eternamente sua existência através da arte. Não sentia algo assim desde a morte do Chorão em 2013.

Nesses momentos costumo refletir sobre como venho levando minha vida e o que posso fazer para vivê-la em sua plenitude máxima e algumas perguntas que deixo para reflexão aqui são:

  • Será que vale a pena guardarmos mágoas de pessoas por uma vida inteira?
  • Será que vale a pena deixar tantas coisas mal resolvidas ao longo do tempo?
  • As polêmicas em torno de ex-membros do Angra e Shaman sempre permearam as notícias na cena do heavy metal nacional e, quando tudo isso aparentemente estava ficando para trás e se resolvendo, uma tragédia dessas acontece. Há pouco tempo Rafael Bittencourt se manifestou em sua conta pessoal no instagram com as seguintes palavras:

    “… o André foi imprescindível para o sucesso e consagração da minha carreira. No alicerce da arte que desempenho, está o resultado de uma amizade e parceria meteórica, uma história muito bonita que eu sinto não ter terminado com um abraço”



    View this post on Instagram

    Com muita dor recebo a notícia do falecimento do André Matos. Eu estou devastado. O André foi imprescindível para o sucesso e consagração da minha carreira. No alicerce da arte que desempenho, está o resultado de uma amizade e parceria meteórica, uma história muito bonita que eu sinto não ter terminado com um abraço; Não há palavras neste momento que descrevam o tamanho do vazio deixado no meu coração que o amou de perto e de longe. O Brasil perde um talento insubstituível do gênero; Heavy-metal e com ele morre a esperança de compartilharmos o palco juntos novamente. Que os anjos recebam sua alma e que a Deusa do Fogo mantenha a chama de seu legado artístico acesa sempre. R.I.P. André Matos RAFAEL BITTENCOURT With broken heart I received that Andre Matos passed away. I'm devastated. André was essential for the success and consecrat of my career. In the foundation of the art I perform, it is the result of a friendship and meteoric partnership, a very beautiful story which I feel it didn’t over in a hug. There are no words at this time to describe how big is the emptiness left in my heart which loved him near and far. Brazil lost an irreplaceable talent of the Heavy-metal genre and with him, dies the hope we had in share the stage together again. May the angels receive your soul and may the Fire Goddess hold the flame of him artistic legacy forever. R.I.P. André Matos RAFAEL BITTENCOURT #andremattos #angra #amizade

    A post shared by Rafael Bittencourt (@rbittencourton) on



    Será que no fim das contas, não é isso o que realmente importa? Celebrar os bons momentos e fazer o máximo possível para resolvermos nossos mal entendidos com as pessoas que contribuíram para sermos quem somos!?

    Obrigado por tudo maestro, foi um privilégio poder te ver ao vivo tantas vezes e ser tocado por sua arte! Você viverá eternamente no coração dos fãs.

    Descanse em paz!